INSTITUTO DE FONIATRIA E FONOAUDIOLOGIA
Centro de Prevenção da Dislexia Clínica da Fala, Voz e Linguagem Audiologia

Ortodontia e fonoaudiologia: uma nova abordagem

As pessoas que necessitam de tratamento ortodôntico e de terapia fonoaudiológica são as principais beneficiárias dos resultados atualmente obtidos para se modificar as conseqüências da flacidez muscular (hipotonia) e da frouxidão de ligamentos. Estas disfunções, de maneira isolada ou em associação, são dois dos fatores preponderantes de uma síndrome que incide sobre crianças consideradas normais (vide Síndrome Evaldo).
Ao lado da disfonia (rouquidão), da enurese noturna ("xixi na cama"), os distúrbios da oclusão dental e da articulação dos sons da fala, são freqüentes nas crianças que apresentam a síndrome. Devido à flacidez muscular e/ou a frouxidão de ligamentos, a força resultante de qualquer atividade muscular nessas crianças é sempre débil. Com isso, a língua torna-se flácida e espraiada, o que faz com que os sons /r/, /R/ e /l/ ("lhe") fiquem prejudicados, porque exigem maior movimentação da ponta da língua para serem produzidos.

Também devido a flacidez. a língua tende a ficar em posição de repouso inadequada e a realizar movimentos de protrusão de encontro e além das arcadas dentárias, na deglutição e na articulação dos sons. Esse padrão de movimento da língua leva ao aparecimento de ceceio, ao acúmulo de saliva nas comissuras labiais e ao excesso de perdigoto (respingos de saliva que alguém lança quando fala). Com o correr do tempo, a movimentação inadequada constitui-se em importante agente de deformação das arcadas dentárias.
O uso de substâncias que participam da ativadade metabólica dos músculos e ligamentos, e que não têm contra-indicação, mostraram ser eficientes nessas situações. Dessa maneira, nesses 18 anos, que foi o tempo decorrido para a síntese final da síndrome descrita, com acompanhamento dos casos tratados, foi observado mais eficiência e significativa diminuição do tempo de duração dos tratamentos ortodônticos e fonoaudiológicos.
Mas, veja bem, nenhuma medicação deve ser utilizada sem a orientação de um especialista.

Dr. Evaldo J. B. Rodrigues

Rua 1º de Março, 411- Guanabara - Campinas - SP