A evolução da escrita foi constatada em clientes com dificuldade escolar, com queixa de desatenção e inquietude (TDAH), com mau desempenho na escrita caracterizado pelo padrão gráfico ruim, com trocas e omissões de letras, além de leitura truncada e sem compreensão. Às vezes, eram referidos como imaturos (Para essa situação, vide o texto “Dificuldade Escolar”).
A avaliação clínica desses clientes, na realidade inteligentes e com bom potencial, deixou nítida, em todos os casos, a falta de habilidade para lidarem com a “relação causa/efeito”. Isso comprometia sua atuação e o seu desempenho em diversos contextos, inclusive na atividade da escrita, em que traz prejuízo para seu padrão gráfico (em que a relação causa/efeito está envolvida). (Para tal questão, vide “Hipotonia” e, em Leitura e Escrita, “Pré-requisitos para aquisição da leitura e da escrita”).
Todos já haviam sido submetidos a diferentes terapias com o objetivo de resolver essas dificuldades, no entanto sem o resultado esperado e, mais ainda, com resultado desproporcional ao tempo investido.
O tratamento nesses casos consiste na utilização de substâncias neurotróficas, sem contraindicação,com o objetivo possibilitar a percepção mais refinada das relações “espaço/tempo” e “causa/efeito”. O ganho para o cliente se manifesta, entre outros, na melhor capacidade de interação e na melhor adaptação a diferentes situações. Esse resultado, que costuma acontecer com frequência, e com a qualidade que vai depender do potencial de cada um, também pode ser observado na modificação que se constata do padrão gráfico, como nos exemplos elencados abaixo, em que o aspecto mais importante é a melhor organização do espaço.
Nos casos apresentados, foi ministrado aos clientes tratamento com duração de 80 a 90 dias, seguido de nova amostragem de seu padrão gráfico (escrita). A medicação é repetida depois do intervalo de um mês.
Quando foram necessárias intervenções, individuais ou combinadas, de Fonoterapia , Psicopedagogia, Terapia Ocupacional ou Psicológica, também aconteceram resultados satisfatórios pela sensível melhora da condição de resposta que envolve a compreensão das relações espaço/tempo e causa/efeito, que são abstratas (Elas envolvem a noção de perigo, a noção de valores e de respeito,de regra de jogos e de noções temporais: horas, meses, dias da semana, amanhã, depois, ontem, espera a sua vez, daqui a dez dias … etc.)