Agendamento e informação através do e-mail evaldo@foniatria.med.br

ENURESE NOTURNA (XIXI NA CAMA) E ESCAPES QUE MOLHAM E SUJAM A ROUPA – Evaldo José Bizachi Rodrigues

enurese noturna (xixi na cama)  e os escapes diurnos de urina e de fezes, que molham e sujam a roupa, podem estar associados  a muitos  casos de distúrbios da fala e da voz  porque podem depender da mesma causa. […]

A atividade clínica, exercida durante muitos anos, permitiu constatar a associação frequente desses fatos desagradáveis, que limitam e prejudicam a interação social, com distúrbios da comunicação, principalmente associados à fala e à voz que tende a ser gritada, áspera e produzida com esforço.

Há muitos anos xixi na cama e escapes diurnos de urina e de fezes, têm como justificativa algum tipo de disfunção dos rins, das vias urinárias, de doenças metabólicas ou neurológicas e, na exclusão dessas, uma causa psicológica.

Hoje, sabe-se, existe a possibilidade de uma outra explicação para esses desconfortos, excluídas as mencionadas, que é representada pela flacidez muscular (que é a hipotonia) e a frouxidão de ligamentos.

Quando presentes, também podem determinar, além de desvios da fala e da voz, enurese noturna e escapes diurnos, outras disfunções de menor visibilidade clínica, mas nem por isso menos relevantes, que também podem responder de maneira satisfatória ao mesmo esquema de tratamento clínico que hoje a medicina foniátrica dispõe para esses casos.

Esses fatos foram considerados na descrição da Síndrome da Infância (Síndrome EValDO), apresentada em dois congressos internacionais ( São Paulo-SP e Palm Desert- USA) e publicada na Revista Brasileira de Oorrinolaringologia em  maio/junho de1997 (pág:280-283)

Neste site você encontrará mais informações a respeito desse assunto (Síndrome EValDO/Hipotonia) e de outros temas relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *