A enurese noturna (xixi na cama) e os escapes diurnos de urina e de fezes, que molham e sujam a roupa, podem estar associados a muitos casos de distúrbios da fala e da voz porque podem depender da mesma causa. […]
A atividade clínica, exercida durante muitos anos, permitiu constatar a associação frequente desses fatos desagradáveis, que limitam e prejudicam a interação social, com distúrbios da comunicação, principalmente associados à fala e à voz que tende a ser gritada, áspera e produzida com esforço.
Há muitos anos xixi na cama e escapes diurnos de urina e de fezes, têm como justificativa algum tipo de disfunção dos rins, das vias urinárias, de doenças metabólicas ou neurológicas e, na exclusão dessas, uma causa psicológica.
Hoje, sabe-se, existe a possibilidade de uma outra explicação para esses desconfortos, excluídas as mencionadas, que é representada pela flacidez muscular (que é a hipotonia) e a frouxidão de ligamentos.
Quando presentes, também podem determinar, além de desvios da fala e da voz, enurese noturna e escapes diurnos, outras disfunções de menor visibilidade clínica, mas nem por isso menos relevantes, que também podem responder de maneira satisfatória ao mesmo esquema de tratamento clínico que hoje a medicina foniátrica dispõe para esses casos.
Esses fatos foram considerados na descrição da Síndrome da Infância (Síndrome EValDO), apresentada em dois congressos internacionais ( São Paulo-SP e Palm Desert- USA) e publicada na Revista Brasileira de Oorrinolaringologia em maio/junho de1997 (pág:280-283)
Neste site você encontrará mais informações a respeito desse assunto (Síndrome EValDO/Hipotonia) e de outros temas relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento.